Carregando...
 
Skip to main content

Etienne Gilson


Um dos maiores filósofos cristãos do século XX, um especialista na tradição escolástica, especialmente no pensamento de Tomás de Aquino.


Apresentação da edição italiana do clássico de Gilson, "La philosophie au moyen âge"

Para o pensamento ocidental, ignorar a Idade Média é ignorar a si mesmo. Dizer que esses séculos estão próximos de nós é dizer pouco: eles estão em nós." Em 1922, Étienne Gilson, historiador filosófico e filósofo francês, publicou Filosofia na Idade Média, uma obra que se tornou um ponto de referência indispensável para refazer os estágios que marcaram o desenvolvimento da filosofia medieval.

O admirável relato de Gilson, de fato, restaura a vivacidade cultural - nascida do encontro entre o mundo grego, a revelação cristã e as influências árabes e judaicas - que formou os mais importantes intelectuais da Idade Média: de Ambrósio a Boécio, de Tomás de Aquino a Alberto Magno, de João Duns Scotus a Guilherme de Ockham. Pensadores cujas reflexões profundamente modernas o grande estudioso ilumina e explora com um frescor expositivo sem igual.

O resultado é um retrato de um período injustamente definido como "sombrio", mas rico em fermento e humanidade: quatorze séculos de ideias fundamentais que moldam a maneira como vemos e interpretamos o mundo hoje.


CITAÇÕES: