Carregando...
 
Skip to main content
id da página: 12065 Al Hujwiri – Nicholson – Kashf al-Mahjub

Hujwiri Nicholson

NICHOLSON, Reynold A. (TRAD.). Kashf al-Mahjub the revelation of the veiled: an early Persian treatise on sufis: Ali b. ’Uthman al-Jullabi Hujwiri. Havertown, Pennsylvania: Gibb Memorial Trust, 2014.

Na introdução do Kashf al-Mahjub al-Hujwiri queixa-se de que duas de suas obras anteriores haviam sido entregues ao público por pessoas que apagaram seu nome da folha de rosto e pretenderam que eles mesmos fossem os autores. A fim de evitar a repetição desse embuste, ele inseriu seu próprio nome em muitas passagens da presente obra. Seus escritos, aos quais tem ocasião de referir-se no Kashf al-Mahjub, são—

1. Um diwan (p. 2).

2. Minhaj al-Din, sobre o método do Sufismo (p. 2). Compreendia um relato pormenorizado dos Ahl-i Suffa (p. 80) e uma biografia completa de Husayn b. Mansur al-Hallaj (p. 153).

3. Asrar al-Khiraq wa 'l-Ma'unat, sobre os mantos remendados dos Sufis (p. 56).

4. Kitab-i Fana u Baga, composto "na vaidade e temeridade da juventude" (p. 60).

5. Uma obra, da qual o título não é mencionado, em explicação dos ditos de Husayn b. Mansur al-Hallaj (p. 153).

6. Kitab al-Bayan li-Ahl al-'Iyan, sobre a união com Deus (p. 259).

7. Bahr al-Qulub (p. 259).

8. Al-Ri'ayat li-Huquq Allah, sobre a unidade divina (p. 280).

9. Uma obra, da qual o título não é mencionado, sobre a fé (p. 286).

Nenhum desses livros foi preservado.

O Kashf al-Mahjub, que pertence aos últimos anos da vida do autor e, pelo menos em parte, ao período de sua residência em Lahore, foi escrito em resposta a certas questões endereçadas a ele por um conterrâneo, Abu Sa'id al-Hujwiri. Seu objeto é expor um sistema completo de Sufismo, não compilar um grande número de ditos de diferentes Xeques, mas discutir e expor as doutrinas e práticas dos Sufis. A atitude do autor por toda a obra é a de um mestre instruindo um discípulo. Até a seção biográfica da obra (pp. 70–175) é em grande parte expositiva. Antes de declarar sua própria visão, o autor geralmente examina as opiniões correntes sobre o mesmo tópico e as refuta, se necessário. A discussão de problemas e controvérsias místicas é animada por muitas ilustrações extraídas de sua experiência pessoal. A esse respeito, o Kashf al-Mahjub é mais interessante que a Risala de Qushayri, que é tão valiosa como uma coleção de ditos, anedotas e definições, mas que segue um método um tanto formal e acadêmico nas linhas ortodoxas. Ninguém pode ler a presente obra sem detectar, por trás da terminologia escolástica, um verdadeiro sabor persa de especulação filosófica.

Embora fosse um Sunita e um Hanafita, al-Hujwiri, como muitos Sufis antes e depois dele, conseguiu reconciliar sua teologia com um tipo avançado de misticismo, no qual a teoria da "aniquilação" (fana) ocupa um lugar dominante, mas ele quase não vai a tais extremos que justifiquem chamá-lo de panteísta. Ele resiste energicamente e pronuncia herética a doutrina de que a personalidade humana pode ser fundida e extinguida no ser de Deus. Ele compara a aniquilação à queima pelo fogo, que transmuta a qualidade de todas as coisas para sua própria qualidade, mas deixa sua essência inalterada. Ele concorda com seu diretor espiritual, al-Khuttali, ao adotar a teoria de Junayd de que a "sobriedade" na acepção mística do termo é preferível à "embriaguez". Ele adverte seus leitores frequentemente e com ênfase que nenhum Sufi, nem mesmo aqueles que atingiram o mais alto grau de santidade, estão isentos da obrigação de obedecer à lei religiosa. Em outros pontos, como a excitação do êxtase pela música e pelo canto, e o uso do simbolismo erótico na poesia, seu julgamento é mais ou menos cauteloso. Ele defende al-Hallaj da acusação de ser um mago, e afirma que seus ditos são panteístas apenas na aparência, mas condena suas doutrinas como insalubres. É claro que ele está ansioso para representar o Sufismo como a verdadeira interpretação do Islã, e é igualmente certo que a interpretação é incompatível com o texto. Não obstante a homenagem que presta ao Profeta, não se pode separar al-Hujwiri, no que concerne aos princípios essenciais de seu ensino, de seus contemporâneos mais velhos e mais jovens, Abu Sa'id b. Abi 'l-Khayr e 'Abdallah Ansari. Esses três místicos desenvolveram a teosofia distintamente persa que é revelada em esplendor pleno por Farid al-Din 'Attar e Jalal al-Din Rumi.

O capítulo mais notável no Kashf al-Mahjub é o décimo quarto, "Acerca das Doutrinas sustentadas pelas diferentes seitas de Sufis", no qual o autor enumera doze escolas místicas e explica a doutrina especial de cada uma. Até onde se sabe, ele é o primeiro escritor a fazer isso. Apenas uma das escolas por ele mencionadas, a saber, a dos Malamatis, parece ser notada em livros anteriores sobre Sufismo; tais referências breves às outras escolas como ocorrem em livros posteriores, por exemplo no Tadhkirat al-Awliya, são provavelmente feitas sob sua autoridade. Pode-se perguntar: "Essas escolas realmente existiram, ou foram inventadas por al-Hujwiri em seu desejo de sistematizar a teoria do Sufismo?" Não se vê atualmente base adequada para a última hipótese, que envolve a suposição de que al-Hujwiri fez declarações precisas que ele deve ter sabido serem falsas. É muito provável, no entanto, que em seu relato das doutrinas especiais que atribui ao fundador de cada escola ele tenha frequentemente expressado suas próprias visões sobre o assunto em questão e as tenha confundido com a doutrina original. A existência dessas escolas e doutrinas, embora careça de mais corroboração, não parece inacreditável; pelo contrário, está de acordo com o que aconteceu no caso dos Mu'tazilitas e outros cismáticos muçulmanos. Certas doutrinas foram produzidas e elaboradas por Xeques bem conhecidos, que as publicaram na forma de tratados ou se contentaram em dar aulas sobre elas até que, por um processo familiar, a nova doutrina se tornasse a característica preeminente de uma escola particular. Outras escolas poderiam então aceitá-la ou rejeitá-la. Em alguns casos, surgiu uma controvérsia acirrada, e o novo ensino ganhou tão pouca aprovação que ficou confinado à escola de seu autor ou foi abraçado apenas por uma pequena minoria da irmandade Sufi. Mais frequentemente, seria, com o decorrer do tempo, absorvido pelo estoque comum e reduzido ao seu nível adequado. O Dr. Goldziher observou que o Sufismo não pode ser considerado como uma seita regularmente organizada dentro do Islã, e que seus dogmas não podem ser compilados em um sistema regular. Isso é perfeitamente verdadeiro, mas após permitir todas as divergências, permanece um corpo de doutrina bastante definido que é mantido em comum por Sufis de muitos matizes diferentes e é o resultado de uma aglomeração gradual de muitas mentes diferentes.

É provável que a tradição oral tenha sido a principal fonte da qual al-Hujwiri derivou os materiais para sua obra. Dos tratados existentes sobre Sufismo, ele menciona pelo nome apenas o Kitab al-Luma' de Abu Nasr al-Sarraj, que morreu em 377 ou 378 A.H. Este livro é escrito em árabe e é o espécime mais antigo de sua classe. Através da gentileza do Sr. A. G. Ellis, que recentemente adquiriu a única cópia que é atualmente conhecida pelos orientalistas, pôde-se verificar a leitura de uma passagem citada por al-Hujwiri (p. 341) e assegurar-se de que ele estava bem familiarizado com a obra de seu predecessor. O arranjo do Kashf al-Mahjub é parcialmente baseado no do Kitab al-Luma', os dois livros se assemelham em seu plano geral, e alguns detalhes do primeiro são evidentemente emprestados do último. Al-Hujwiri refere-se, em sua nota sobre Ma'ruf al-Karkhi (p. 114), às biografias de Sufis compiladas por Abu 'Abd al-Rahman al-Sulami e Abu 'l-Qasim al-Qushayri. Embora não forneça os títulos, presume-se que ele esteja se referindo ao Tabaqat al-Sufiyya de Sulami e à Risala de Qushayri. O Kashf al-Mahjub contém uma tradução persa de algumas passagens na Risala de Qushayri, com quem al-Hujwiri parece ter tido conhecimento pessoal. Uma citação de 'Abdallah Ansari ocorre na p. 26.