Carregando...
 
Skip to main content
id da página: 7914 Al Hujwiri – Revelação de coisas ocultas

Al Hujwiri Oculto

Sufismo – Al Hujwiri – Revelação de coisas ocultas


Antologia Persa (séculos XI-XIX), por Henri Massé. Payot, 1950

Introdução.


Solicitando as graças divinas, tirou-se augúrio do Alcorão; purificou-se o coração das segundas intenções que se reportavam a si mesmo; pôs-se mãos à obra conforme o pedido (que Allah traga a felicidade!); ao compor este livro, aplicou-se inteiramente a preencher o desejo. Intitulou-se a obra: "Revelação do Mistério". Sabendo o que se propunha, estabeleceram-se as diversas partes segundo as vistas. Implora-se a ajuda do Altíssimo, sua assistência a favor da conclusão deste livro; abstrai-se da própria força e das capacidades pessoais em palavras e ações, pois a ajuda e a assistência só vêm de Allah.

Dois motivos conduziram a inscrever o nome desde o começo deste livro: um, particular, outro geral. Eis o segundo: quando as pessoas ignorantes desta ciência veem um livro novo no qual o nome do autor não está inscrito em vários lugares, atribuem a si a paternidade deste livro; assim o autor verdadeiro não alcança seu objetivo, pois, ao elaborar e redigir sua obra, desejava que esta obra perpetuasse seu nome e, por outro lado, que os leitores e os estudantes fizessem piedosas invocações em sua memória. Ora, este acidente aconteceu duas vezes: alguém pediu a coleção das poesias e não a restituiu, então que não se tinha outra cópia; pô-la em circulação após ter suprimido o nome posto no primeiro folheto; assim todo o trabalho encontrou-se perdido (que Allah lhe perdoe!); outra vez, tinha-se composto uma obra sobre a doutrina do misticismo; tinha-se intitulado: "A Via da Religião"; um desses homens presunçosos e superficiais, cujas palavras não têm peso algum, apagou o nome inscrito na primeira folha e fez-se passar por autor aos olhos do público, malgrado que os conhecedores tivessem rido de sua pretensão; fez de modo que o Altíssimo, infligindo-lhe sua maldição, riscou seu nome no registro daqueles que aspiram à sua corte celestial.

Quanto ao motivo particular, ei-lo: quando os leitores considerando uma obra relativa à arte ou à ciência, reconhecem que seu autor é verdadeiramente sábio, observam melhor o respeito devido a seus direitos, aplicam-se mais a lê-la e a reter seu conteúdo, de sorte que o desejo do leitor e o do autor encontram-se mais perfeitamente realizados. Como se disse, intitulou-se este livro: "Revelação do Mistério". Fazendo isto, quis-se que o título da obra explicasse de antemão o conteúdo para o pequeno número dos homens sagazes: ouvindo o título, saberão do que se trata. Saiba-se bem que, à exceção dos santos e dos eleitos da corte celestial, todos os habitantes deste baixo mundo são cegos diante das sutilezas da verdade espiritual; portanto, já que o livro mostra a via da verdade, comenta a palavra divina, remove o véu estendido diante da natureza humana, nenhum título é mais conveniente. Em verdade, a revelação destrói a ocultação e reciprocamente; por outras palavras, o que está perto não suporta ser afastado e reciprocamente. Um animal nascido no vinagre morre em qualquer outra substância onde caia, do mesmo modo que um animal nascido em outra substância morre no vinagre: seguir a via espiritual é muito difícil, exceto para aquele que foi criado para ela; e o Profeta disse que todo ser é secundado na obra para a qual foi criado.

Abu Said o místico.


O príncipe dos amigos de Allah, o sufi por excelência, Abu Said Fadl-allah ben Mohammad (ben Abi'l-Hraír) de Maihane (Khorassan) foi o mestre da via mística, reconhecido como tal por todos seus contemporâneos, uns porque o tinham visto, outros porque criam sinceramente, outros pelo efeito de uma forte influência. Possuía uma surpreendente conhecimento das diversas ciências, um considerável poder de penetrar os segredos. Além disso, dispunha de muitos sinais e de muitas provas cujos efeitos se manifestam hoje. No começo de sua carreira, emigrou de Maihane para Sarakhs para adquirir ciência e aí tornou-se discípulo de Abu Ali Zahir: em um só dia, aprendia tanto quanto em três jornadas; e estas três jornadas seguintes, dedicava-as às devoções. Nessa época, o santo de Sarakhs era o xeique Abu'l-Fadl Hasan. Um dia em que Abu Said seguia junto ao rio, Abu'l-Fadl veio dizer-lhe: "Tua verdadeira via não é a que segues; vai portanto teu próprio caminho." Retornando a sua cidade natal, Abu Said pôs-se a mortificar-se e a purificar-se interiormente; enfim o Altíssimo abriu diante dele a porta da verdadeira via e o fez chegar ao grau supremo. O Xeique Abu Muslim Farisi contou isto em minha presença: "Havia inimizade contínua entre Abu Said e mim. Um dia fui fazer-lhe visita; minha roupa, toda remendada, tinha-se tornado como couro tão suja estava. Entrando em sua casa, encontrei-o sentado em sua cama, e vestido de fina estofa do Egito. Disse a mim mesmo: 'Apesar destes apegos mundanos, este homem pretende à pobreza, então que eu faço o mesmo mas me desapegando totalmente deste mundo; como poderíamos portanto nos entender?' Tendo lido em meu pensamento, levantou a cabeça e exclamou: 'Em que coleção encontraste que se um homem se dedica de todo seu coração à contemplação da Verdade suprema, chama-se-lhe faqir (isto é, pobre); em verdade, os contemplativos são os verdadeiros ricos em Deus, enquanto os faqirs não vão além das mortificações.' Arrependi-me do que tinha imaginado e pedi a indulgência divina por meu pensamento vil."

Relatou-se esta palavra de Abu Said: "O sufismo consiste em que o coração se encontra junto de Deus sem nenhum intermediário." Isto designa a contemplação que é o amor em todo o império de sua força, e também a submersão dos atributos do homem para a visão de Deus, sua aniquilação na eternidade divina. Discutir-se-á a natureza desta contemplação no capítulo relativo à peregrinação.

Uma vez, Abu Said ia de Nixapour para Tus; uma escarpa glacial encontrava-se neste itinerário e tinha os pés gelados em seus sapatos. Um dervixe que o acompanhava disse: "Tive a ideia de fazer dois pedaços de minha ampla cinta de estofa para envolver seus pés, mas contive-me de fazê-lo porque esta cinta era muito boa; quando chegamos a Tus, pedi-lhe, então que ele mantinha sessão: 'O xeique me aprenderá em que diferem as sugestões do diabo e as inspirações vindas de Deus?' Respondeu: Uma aspiração divina te empurrava a fazer dois pedaços de tua cinta para aquecer meus pés; foi uma sugestão diabólica que te impediu.' Relata-se uma série de traços do mesmo gênero, mas não se tem desígnio de registrá-los todos (Allah sabe mais!). (Badi'-oz-zaman, p. 175.)