Skip to main content

Criação

Da perspectiva metafísica, "a criação (ou manifestação) está rigorosamente implícita na infinidade do Princípio ..... O mundo não pode não existir, pois é um aspecto possível e, portanto, necessário da necessidade absoluta do Entes" (Schuon: De l'Unité transcendante des Religions, p. 66).

Manifestação emana e reabsorve

Mas, seja o derramamento de luz, poder ou amor, a manifestação emana e reabsorve, sem nunca deixar um rastro, no coração da unidade. É isso que as fórmulas concisas que ecoam nas diferentes tradições estão tentando dizer.

Com a mesma sobriedade e vigor intransigente, tentam formular o mistério da manifestação e retorno ao Um, para resolver a aparente contradição entre o Um e os muitos.

Abhinavagupta fala da Consciência indiferenciada como segue:

"É em si mesma, por si mesma e de si mesma que ela manifesta tudo o que existe".

(Lilian Silburn. Hermès – Tome I – Les Voies de la Mystique.)

Efusão

É da superabundância da Essência que o universo surge e, para todos os nossos místicos, a efusão consiste em um transbordamento de poder, luz, bem-aventurança ou amor.

De acordo com Abhinavagupta, o Senhor gera o universo por meio da "expansão excessiva de sua energia inata" (P.S. 64).

(Lilian Silburn. Hermès – Tome I – Les Voies de la Mystique.)

Céu e Terra eram uma forma só

O mito não é meu, vem de minha mãe:
Céu e Terra eram uma forma só.
De vez que separados foram em dois,
Geraram todas as coisas e as deram à luz:
Árvores, pássaros, animais da terra, aqueles que o mar sustenta,
E a estirpe dos mortais...

EURÍPIDES, FRG. 484 (NAUCK)

Antes do céu e da terra

Quando em cima o céu ainda não fora nomeado,
Em baixo a terra firme ainda não tinha nome,
Nada (havia) senão o primordial Apsu, que a todos procriou,
E Mummu-Tiamat, que a todos gerou,
Suas águas misturando em um corpo só.

ENUMA ELISH (INÍCIO)

Cristificados

Hadith qudsî, ou seja, palavra divinamente inspirada do Profeta. — Ousemos dizer que Deus criou o cosmos para que o homem criado pudesse existir e que Ele criou o homem para contemplar a Si mesmo nesse "outro" que não Ele mesmo. Desse ponto de vista, Deus criou o cosmos para o Cristo teândrico e para todos aqueles que se tornam cristificados. (Andre Allard)

Se a carne veio a existir...

Jesus disse: Se a carne veio a existir por causa do espírito, é uma maravilha; mas se o espírito veio a existir por causa do corpo, é uma maravilha de maravilhas. Mas eu me maravilho de como esta grande riqueza fez sua morada nesta pobreza.

O Evangelho de Tomé, Log. 2

Enquanto Deus é de fato um...

Enquanto Deus é de fato um, Seus poderes mais altos e principais são dois, mesmo a bondade e a soberania. Através de Sua bondade Ele gerou tudo o que é, através de Sua soberania Ele governa o que Ele gerou.

Filo

O Grande Eu

O Grande Eu, tendo duas naturezas, procede com a intenção de experimentar tanto o verdadeiro quanto o falso.

Maitri Upanishad, VII. XI. 8

A Imagem de Deus é a criatura mais perfeita

A Imagem de Deus é a criatura mais perfeita. Como não pode haver dois Deuses, o máximo esforço do Poder Todo-Poderoso é a Imagem de Deus. Não é blasfêmia dizer que Deus não pode fazer um Deus: a maior coisa que Ele pode fazer é Sua Imagem: uma criatura mais perfeita, para desfrutar dos tesouros mais perfeitos, da maneira mais perfeita. Uma criatura dotada dos poderes mais divinos e perfeitos:...capaz de ver toda a eternidade com todos os seus objetos, e como um espelho para conter tudo o que vê: capaz de amar tudo o que contém, e como um Sol para brilhar sobre seus amores.

Thomas Traherne

Apenas para meu serviço eu te manifestei

‘Apenas para meu serviço eu te manifestei. Se eu revelo o segredo disso, é para meu intercurso; e se eu me aproximo de ti, é para minha companhia. Eu não te manifestei para continuares naquilo que te vela de Mim, nem eu te construí e te modelei para avançar e recuar naquilo que te divide de meu intercurso.’

Niffari

Deus nascer na alma e a alma nascer em Deus

Todas as escrituras foram escritas, Deus fez o mundo e toda a natureza angélica para que Deus pudesse nascer na alma e a alma nascer em Deus. Toda a natureza cereal significa trigo, toda a natureza metálica significa ouro, toda a geração significa homem. Como um filósofo observa, ‘Nós não podemos encontrar nenhum animal sem alguma semelhança com o homem.’

Eckhart

O homem sozinho

O homem sozinho contém dentro de si tantas espécies quantas existem na terra.

Boehme

As essências de Seus Nomes

Deus (al-haqq=a Verdade) desejou ver as essências de Seus Nomes mais perfeitos, que o número nunca poderia esgotar, — ou se preferir, pode-se igualmente dizer: Deus desejou ver Sua própria essência — em um objeto global, que sendo dotado de existência, recapitula toda a ordem divina, — e desta forma manifestar Seu mistério a Si mesmo.

Ibn ‘Arabi

Alma, a noiva de seu Filho

Deus criou a alma de acordo com sua própria natureza mais perfeita para que ela pudesse ser a noiva de seu Filho unigênito. Ele sabendo disso muito bem decidiu sair da câmara privada de sua eterna Paternidade onde ele dormiu para sempre e ser proclamado para fora enquanto interiormente permanece no primeiro começo de sua primitiva natureza-luz....Ele procedeu do supremo a fim de entrar novamente acompanhado por sua noiva e mostrar-lhe o mistério escondido de sua secreta Divindade, onde ele está em paz consigo mesmo e com todas as criaturas.

Eckhart

A criação é o mesmo jogo fora de si mesmo

Pois Deus não trouxe a criação para que ele fosse assim perfeito, mas para sua própria manifestação, a saber, para a grande alegria e glória; não que esta alegria tenha começado primeiro com a criação, não, pois ela era da eternidade no grande mistério, no entanto, apenas como uma melodia espiritual e joga em si mesma. A criação é o mesmo jogo fora de si mesmo, que ele melodiza: e é mesmo como uma grande harmonia de múltiplos instrumentos que estão todos afinados em uma harmonia.

Boehme